APRESENTAÇÃO

O Projeto pretende levar aos participantes da Escola Aberta do SESC Campinas a consciência de que é muito importante adquirir sempre mais autonomia para que a vida lhe seja mais leve, prática, prazerosa.Pretende estimular o idoso a se responsabilizar por si mesmo, a tornar-se o mais autônomo possível, sentir-se capaz naquilo que pode fazer. E, principalmente, mostrar-lhe o quanto ele ainda pode conseguir, o quanto ainda pode ser feliz.


Neste projeto estarão inseridas. Curso ligado ao movimento corporal, à música, ao canto e ás dinâmicas grupais, que leva em conta o relaxamento muscular, a oxigenação cerebral relacionados ao bem-estar emocional. É um trabalho de visão da pessoa como um todo, um holos, é, portanto uma atividade de integração do ser. Elimina o estresse e a ansiedade, provoca equilíbrio físico e mental. O participante aprende neste curso técnicas que poderão ser usadas em qualquer momento e locais, construindo em si e nos outros a harmonia.


DESCRIÇÃO DO PROJETO

O Projeto será desenvolvido constando de sete encontros, os quatro primeiros dirão respeito à autonomia física, das relações e emocional. Os três últimos encontros serão referentes à autonomia financeira.


OBJETIVOS: Levar aos idosos, reflexões, dinâmicas e idéias práticas de como se tornar sempre mais autônomo na sua vida particular, nas relações, emocionalmente e financeiramente.


TEMAS ABORDADOS

  • 1ª Semana: Autonomia em saúde – movimento corporal, plano de ação, e cuidados essenciais: (administração de medicação, uso de roupas e sapatos adequados, vacinas, alimentação, exercício físico, caminhada, medição de pressão, organização no lar e outros). Serão somente orientações práticas de como administrar cada situação.
  • 2ª Semana: Autonomia e relacionamento familiar – afeto (relação com outras gerações, a questão de limites para si e para os outros, como trabalhar a liberdade com autonomia, respeito por si e pelo outro).
  • 3ª Semana: Autonomia emocional e administração de conflitos (Comunicação eficiente, empatia, compreensão, colaboração – oferecer e receber).
  • 4ª Semana: Autonomia e alegria (escolha de momentos prazerosos, como escolher e realizar, como transformar a vida em uma atividade prazerosa e alegre).
  • 5ª Semana: Finanças Pessoais como Liberdade Individual
  • 6ª Semana: Autonomia Financeira
  • 7ª Semana: Orçamento Familiar como Partilha de decisões.



VANTAGEM DO PROJETO

Os participantes, tendo vivenciado o projeto, terão em mãos ferramentas de como viver e conviver com mais autonomia, donos de si mesmos, sabendo o que querem e como realizar seus anseios harmoniosamente.


CARGA HORÁRIA: Sete sessões de duas horas cada. Às sextas-feiras, das 14 horas às 16 horas. Total de horas: 14.


NÚMERO DE PARTICIPANTES: Qualquer número, desde que haja espaço suficiente e amplitude de som.


RECURSOS AUDIOVISUAIS: aparelho de som com CD e datashow, computador para os programas windows, Word, power point, com som. É possível também trabalhar sem o datashow, somente com o som.


DOCENTE MAGDA LUCIA VILAS-BOAS
Documentos: RG nº. 11.376.717 – SSP/MG CIC nº. 143.747.678-35
Formação profissional: Professora de Língua e Literatura. Curso de Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, Pós-graduação em Psicologia Organizacional pela UNIFRAN, formação em Biodança, Terapias Alternativas Complementares, e Practioner em Programação Neurolinguistica.
Experiência profissional relacionada com a temática: 20 anos como professora e consultora em empresas e escolas. Autora de quatro livros ligados à Educação e um CD de áudio de desenvolvimento pessoal. Experiência de trabalho com idosos por 5 anos e autora de um livro referente à atividade.