PROJETO:
Título: Estratégias de Ensino em sala de aula: conhecimento e significado na vida
Resumo
O aluno precisa ser preparado para uma vida decente, consistente e preparado para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Muitas vezes a Escola não prepara adequadamente, o que leva o aluno a ir galgando seus níveis de conhecimento de forma precária, chegando ao Ensino Médio ou à Universidade, totalmente despreparados no sentido de leitura, interpretação, produção.
Para que possamos mediar essas dificuldades, importante se torna preparar bem o docente, trazê-lo para a realidade do aprendiz e oferecer-lhe uma constante formação pedagógica, articulando teoria e prática para, assim, facilitar a prática pedagógica, além de orientar em como estreitar relações entre docente/aprendiz, promover um planejamento possível e metodologia apropriada.
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Parte I
O que queremos e o que esperamos com esse curso:
Apoderar da realidade existente para depois interagir com os conhecimentos pedagógicos de coordenadores e docentes. A partir do conhecimento dos saberes teórico-práticos, intentamos refletirem juntos o que está funcionando e o que deve ser modificado. Após isso, criar, junto dos profissionais, diretores, coordenadores e professores, parâmetros educacionais novos, mais eficazes, fortalecendo as estratégias de ensino.
Sustentação teórica
Este curso se sustenta teoricamente, das reflexões de Paulo Freire, Howard Gardner e Roselys Cunha, na formação profissional mediante processo de transformação das matrizes pedagógicas.
Metodologia
Reflexão e ação:
Dinâmicas grupais
Jogos sobre a prática pedagógica.
Trabalho de planejamento direcionado às transformações das matrizes pedagógicas.
Interdisciplinaridade:
Criação de projeto que possa comungar com as diversas áreas da Educação, passando a idéia de visão do ser humano holístico, integral.
Área de conhecimento
Ciências Humanas: Educação:
Público Alvo:
Diretores, Coordenadores e Professores, além de alunos dos cursos de Pedagogia e Magistério.
Avaliação:
Os participantes do curso serão avaliados mediante participação e projeto criado durante a viabilização.
Viabilização do curso: 4 encontros de 4 horas cada um.
Cronograma:
Preferencialmente nos meses de junho e julho, quando os profissionais da Educação encontram-se sem aulas.
Recursos:
a) Humanos: professora/consultora Educacional: Magda Vilas-Boas
b) Financeiros - Investimento: 1.800,00 ( hum mil e oitocentos reais) por encontro;
c) Áudio Visual projetor de multimídia.
Docente ministrante:
MAGDA VILAS-BOAS
APRESENTAÇÃO
Formada em Letras pela Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino de Uberaba/MG. Especialista em Psicologia Organizacional pela UNIFRAN - Franca/SP. Curso de Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/São Paulo/SP. Curso de Coaching Express Condor Blanco pela AIPC - Associação Internacional dos Profissionais de Coaching.
HABILIDADES PARA FORMAÇÃO
EXPERIÊNCIA
AUTORA DE VÁRIAS OBRAS
CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES
http://lattes.cnpq.br/7756770179048738
CONTATOS:
consultoria@magdavilasboas.com.br
19-3252-2661 19-9605-6363
Referências
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