PROJETO:

Título: Estratégias de Ensino em sala de aula: conhecimento e significado na vida

Resumo

O aluno precisa ser preparado para uma vida decente, consistente e preparado para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Muitas vezes a Escola não prepara adequadamente, o que leva o aluno a ir galgando seus níveis de conhecimento de forma precária, chegando ao Ensino Médio ou à Universidade, totalmente despreparados no sentido de leitura, interpretação, produção.

Para que possamos mediar essas dificuldades, importante se torna preparar bem o docente, trazê-lo para a realidade do aprendiz e oferecer-lhe uma constante formação pedagógica, articulando teoria e prática para, assim, facilitar a prática pedagógica, além de orientar em como estreitar relações entre docente/aprendiz, promover um planejamento possível e metodologia apropriada.

.

Parte I

O que queremos e o que esperamos com esse curso:

Apoderar da realidade existente para depois interagir com os conhecimentos pedagógicos de coordenadores e docentes. A partir do conhecimento dos saberes teórico-práticos, intentamos refletirem juntos o que está funcionando e o que deve ser modificado. Após isso, criar, junto dos profissionais, diretores, coordenadores e professores, parâmetros educacionais novos, mais eficazes, fortalecendo as estratégias de ensino.

Sustentação teórica

Este curso se sustenta teoricamente, das reflexões de Paulo Freire, Howard Gardner e Roselys Cunha, na formação profissional mediante processo de transformação das matrizes pedagógicas.

Metodologia

Reflexão e ação:

Dinâmicas grupais

Jogos sobre a prática pedagógica.

Trabalho de planejamento direcionado às transformações das matrizes pedagógicas.

Interdisciplinaridade:

Criação de projeto que possa comungar com as diversas áreas da Educação, passando a idéia de visão do ser humano holístico, integral.

Área de conhecimento

Ciências Humanas: Educação:

Público Alvo:

Diretores, Coordenadores e Professores, além de alunos dos cursos de Pedagogia e Magistério.

Avaliação:

Os participantes do curso serão avaliados mediante participação e projeto criado durante a viabilização.

Viabilização do curso: 4 encontros de 4 horas cada um.

Cronograma:

Preferencialmente nos meses de junho e julho, quando os profissionais da Educação encontram-se sem aulas.

Recursos:

a) Humanos: professora/consultora Educacional: Magda Vilas-Boas

b) Financeiros – Investimento: 1.800,00 ( hum mil e oitocentos reais) por encontro;

c) Áudio Visual projetor de multimídia.

Docente ministrante:

MAGDA VILAS-BOAS

APRESENTAÇÃO

Formada em Letras pela Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino de Uberaba/MG. Especialista em Psicologia Organizacional pela UNIFRAN – Franca/SP. Curso de Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/São Paulo/SP. Curso de Coaching Express Condor Blanco pela AIPC – Associação Internacional dos Profissionais de Coaching.

HABILIDADES PARA FORMAÇÃO

  • Practitioner em Programação Neurolingüística;

  • Relaxamento Psicossomático;

  • Treinamento Autógeno;

  • Cursos, Palestras, Workshops e outros eventos;

  • Treinamentos e Consultoria Empresarial;

  • Treinamentos e Consultoria Educacional;

  • Contadora de histórias;

  • Professora de vários módulos de Graduação e Pós-Graduação;

  • Life coaching, Coaching executive e coaching de talentos.

EXPERIÊNCIA

  • Vinte (20) anos de experiência;

  • Mais de mil e setecentos (1.700) trabalhos realizados no país e fora do país.

AUTORA DE VÁRIAS OBRAS

  • VILAS-BOAS, Magda. Relaxamento com Crianças. 15a. ed. – Traduzido para a Língua Espanhola na Argentina - Ejercícios de Relaxación com Niños. Argentina: Edições Loyola.

  • ______. Terceira Idade: Uma Experiência de Amor. 6a. ed. São Paulo/SP: Edições Paulinas.1995.

  • ______. Crianciranda: Terapia Corporal com Crianças. São Paulo: Editora Loyola.1994.

  • ______. Resgatando a Vida: Guia de Apoio ao Processo de Cura. Uberaba/MG: Editora Vitória.2003.

  • ______. Atraindo Realizações. CD inspirado no filme: O Segredo. 2008.

  • ______. Um Dedinho de Deus na Terra: Crônicas a Um Pai.Campinas/SP: Editora Komedi, 2010. Co-autoria com José Homero Adabo.

  • ______. Ultrapassando a Fragmentação: Pedagogia da Inteireza na Educação de Jovens e Adultos.Uberaba: Editora CNC, 2012.

  • ______ . Aprender a Cuidar na Convivência. São Paulo: Edições Loyola, 2013.No prelo.

CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES

http://lattes.cnpq.br/7756770179048738

CONTATOS:

www.magdavilasboas.com.br

contato@magdavilasboas.com.br

consultoria@magdavilasboas.com.br

19-3252-2661 19-9605-6363

Referências

Processos de ensinagem na universidade: Pressupostos para estratégias de trabalho em aula. Org: Léa das graças C. Anastasiou, Leonir Pessate Alves. Joinville:SC Edit.Univalle, 2003

BORDENAVE, J. ; PEREIRA, A. Estratégias de ensino aprendizagem. 25ª. ed.,

Petrópolis: Vozes, 2004

BARATO, Jarbas Novelino. Educação profissional- Saberes do ócio ou saberes do trabalho? São Paulo: SP Edit. SENAC, 2004

CIAVATTA, Maria. Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino

superior: duas lógicas em confronto. Educação & Sociedade, Revista de Ciência da

Educação, v 27, n. 96, p. 911-934, 2006. Número Especial.

KUENZER, A. Competência como práxis: os dilemas da relação entre teoria e

prática na educação dos trabalhadores. Boletim técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v.

30, p. 81-93, 2004.

______. Conhecimento e competências no trabalho e na escola. Boletim Técnico do

Senac, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, p. 3-11, maio/ago. 2002.

______. Educação profissional: novas categorias para uma pedagogia do trabalho.

Boletim Técnico de Senac, Rio de Janeiro, v. 25, n.2, p.19-29, 1999.

LUKÁCS, George. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem.

Temas de Ciências Humanas, São Paulo, n. 4, p. 1-18, 1978.

MORENO, M; SASTRE, G.; BOVET, M.; LEAL, A. Conhecimento e Mudança - os

modelos organizadores na construção do conhecimento. Campinas: Moderna, Ed.

Universidade de Campinas, 2000.

PIAGET, J. Fazer e Compreender. São Paulo: Melhoramentos; EDUSP, 1978.

RAMOS, M. N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo:

Cortez, 2001. 320 p.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis. RJ: Vozes, 2002.

VASQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.