O corpo e a palavra no processo criativo.


JUSTIFICATIVA
Há uma grande necessidade de uma mudança de postura de conhecimento da língua e de estratégias de como utilizá-la. No meio universitário percebemos a dificuldade em elaborar trabalhos de pesquisa que implicam reflexão sobre a aprendizagem e sobre ação interacionista com as pessoas e com a própria vida.
Acredita-se que a carência lingüística na sua forma culta é hoje uma problemática que deve ser pensada e discutida por todos os educadores. Para isso este projeto propõe uma reflexão sistemática do uso das diferentes linguagens e sua prática, por meio do aprendizado da produção de textos e da ortografia, num processo reflexivo do educador e das pessoas que sentem necessidade de aprimoramento na Língua .


OBJETIVOS

  • Despertar os alunos para o processo de interação social, que é a linguagem oral e escrita, de modo que eles atuem como sujeitos críticos e conscientes nesse processo.
  • Aplicar recursos de interpretação e produção de textos, relacionando-os a diferentes textos e contextos.
  • Refletir sobre aspectos morfossintáticos da linguagem.
  • Possibilitar aos educadores vivenciar variadas técnicas de redação, usando o corpo, o pensamento, a palavra oral e escrita, focando o processo de criação de idéias e o registro delas.


CONTEÚDO

  • Comunicação oral e escrita – o ato de comunicação - 4 horas
  • Diferentes concepções de ensino-aprendizagem e de leitura - aspectos téoricos que embasam as diferentes práticas de leitura - 08 horas
  • A leitura sob um enfoque interacionista - 4 horas
  • A leitura sob um enfoque da análise do discurso - 08 horas
  • A leitura a partir de uma concepção sócio-discursiva - 08 horas
  • A importância do contexto de produção e do contexto de leitura para compreensão do texto - 12 horas
  • Intertextualidade: Coesão e coerência textuais (texto e lingüística do texto) - 16 horas
  • Leitura e Produção do texto narrativo - 08 horas
  • Leitura e Produção do texto descritivo - 08 horas
  • Leitura e produção do texto dissertativo - 08 horas
  • Análise do discurso - 06 horas
  • O texto na sala de aula (jornais, revistas, murais, cartazes, vídeos, receitas, bulas, etc.) - como trabalhar - 24 horas
  • O silenciamento de sentidos nos livros didáticos - 4 horas de apresentação do docente + 4 horas de pesquisa de campo + 4 horas de análise dos exercícios e dos enunciados - 12 horas
  • Os diferentes tipos de linguagens e suas aplicações na Educação. (4 horas de apresentação do docente e análise das amostras + 4 horas de criação + 4 de apresentação dos grupos - 12 horas
  • O papel dos modalizadores e das diferentes vozes em um texto - como lê-los e compreendê-los? (diferentes possibilidades de leitura) - 08 horas
  • Gramática e Interação: uma proposta de utilização da linguagem na pesquisa. (criação de portfólio e projetos - 32 horas

HORAS CONTEÚDO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS RECURSOS SISTEMA DE AVALIAÇÃO
04 Comunicação Oral e Escrita - o ato de comunicar Apresentação teórica Xerox de textos Discussão de leituras
08 Diferentes concepções de ensino-aprendizagem e de leitura - aspectos teóricos Apresentação teórica da docente Papel A4 e canetas Dinâmicas de grupo
04 A leitura sob um enfoque interacionista Orientação da discussão Xerox de textos e vídeo DIscussão de leitura em grupo
08 A leitura sob um enfoque da análise do discurso Análise de vários textos Xerox de textos e letras de música Análise de um texto (trabalho individual)
12 A leitura a partir de uma concepção sócio-discursiva Apresentação de variadas leituras Som, vídeo, pinturas Participação de cada aluno nas apresentações
12 A importância do contexto de produção e do contexto de leitura para compreensão do texto Orientação para visita a campo Datashow Participação da Visita a campo
16 A intertextualidade: Coesão e Coerência textuais. Texto e linguística do texto Oficina: leitura e produção de textos Jornais, revistas, bulas, receitas, etc. Produção de textos. Vivências fora da sala de aula
08 Leitura e produção de texto narrativo Apresentação de variados textos narrativos Textos Xerocados Exercícios de observação e detalhamento
08 Leitura e produção de texto descritivo Visita a campo, análise e discussão Papel A4 e canetas Produção de textos. Discussão dos resultados.
08 Leitura e produção de texto dissertativo Análise de textos e exercício de relaxamento Jornais, revistas, etc. Discussão dos resultados
06 Análise do Discurso Análise de textos Tintas para pintura a dedo Dinâmicas grupais, análise de textos
24 O texto na sala de aula (jornais, revistas, murais, cartazer, vídeos, receitas, bulas, etc) e como trabalhar Apresentação da docente e análise do material pedido, elaboração de materiais semelhantes e apresentação dos grupos Jornais, revistas, cola, tesoura, tintas, giz de cera, papel A4 Elaboração de materias semelhantes e apresentação dos grupos
12 O silenciamento de sentido nos livros didáticos Apresentação da docente e pesquisa de campo Papel A4 e canetas Análise e avaliação da pesquisa de campo (em grupo)
12 Os diferentes tipos de linguagens e suas aplicãções na Educação Apresentação e análise das amostras dos diferentes tipos de linguagens O aluno trará o material necessário para seu grupo Criação e apresentação dos grupos. Seminário
08 O papel dos modalizadores e das diferentes vozes em um texto - como lê-los e compreendê-los? (diferentes possibilidades de leitura) Orientação feita pelas docentes para a Oficina Textos Xerocados Oficina de leitura e compreensão dos textos
32 Gramática e Interação: uma proposta de utilização da linguagem na pesquisa Orientação para a criação do portfólio e projetos Material do aluno Criação de portfólio e projetos

METODOLOGIA DE TRABALHO
A metodologia de trabalho é apoiada por modernos recursos audiovisuais e abrange:

  • Discussões de leituras;
  • Dinâmicas de grupo;
  • Produção de texto;
  • Seminários;
  • Portfólio;
  • Elaboração de jornais, murais, cartazes e outros;
  • Oficinas: leitura e produção de texto – abordagem discursivo-enunciativa;
  • Apresentação teórica dos resultados;
  • Oficinas:
    - Elaborando projeto
    - Conferindo os textos produzidos
    - Criando portfólio
  • Formato de aplicação:
    -Pensar,falar,escrever.
    - Experiências de liberação da tensão, da linguagem e do pensamento.
    - Organização do pensamento lógico.
    - Escrita automática,associação livre, fluxo verbal,palavras geradoras.
    - Busca das palavras: próprias e do outro.
    - Função emotiva da linguagem.
    - Enumeração e mote.
    - Ler e escrever / escrever e ler.
    - Texto e contexto.
    - Descrever, narrar, dissertar.


AVALIAÇÃO

Será aprovado (para fins de certificação) o participante que comparecer a, pelo menos 90% das aulas ministradas e obtiver nota igual ou superior a 80 nos trabalhos, provas, projetos e portfólio. Esta avaliação será constante, durante todo o curso.

PÚBLICO-ALVO

Dirigido a profissionais em geral, alunos cursando licenciatura, graduandos e toda pessoa interessada no aprofundamento da Língua..


CARGA HORÁRIA:180 horas/aula

HORÁRIO: 16 encontros: Às sextas-feiras, das 19 horas às 22 horas aos sábados das 08 às 12 e das 13 às 17 horas (ou outro horário a combinar com a Instituição).


INVESTIMENTO: R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) a hora trabalhada.


DOCENTE - MAGDA LUCIA VILAS-BOAS

Formada em Letras pela Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino de Uberaba/MG. Pós-graduada em Psicologia Organizacional pela UNIFRAN – Franca/SP. Curso de Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo/SP. Curso de Coaching Express Condor Blanco pela AIPC – Associação Internacional dos Profissionais de Coaching. Mestranda em Pedagogia Empresarial pela Winsconsin International University/USA.

HABILIDADES PARA FORMAÇÃO

  • Practitioner em Programação Neurolingüística;
  • Relaxamento Psicossomático;
  • Treinamento Autógeno;
  • Terapias Complementares;
  • Cursos, Palestras, Workshops e outros eventos;
  • Treinamentos e Consultoria Empresarial;
  • Treinamentos e Consultoria Educacional;
  • Professora de vários módulos de Graduação e Pós-Graduação;
  • Life coaching, Coaching executive e coaching de talentos.


EXPERIÊNCIA

  • Vinte (20) anos de experiência;
  • Mais de mil e duzentos (1.200) trabalhos realizados no país e fora do país.


AUTORA DE VÁRIAS OBRAS

  • VILAS-BOAS, Magda. Relaxamento com Crianças. 15a. ed. – Traduzido para a Língua Espanhola na Argentina - Ejercícios de Relaxación com Niños. Argentina: Edições Loyola.
  • VILAS-BOAS, Magda. Terceira Idade: Uma Experiência de Amor. 6a. ed. São Paulo/SP: Edições Paulinas.1995.
  • VILAS-BOAS, Magda. Resgatando a Vida: Guia de Apoio ao Processo de Cura. Uberaba/MG: Editora Vitória.2003.
  • VILAS-BOAS, Magda. Crianciranda: Terapia Corporal com Crianças. São Paulo: Editora Loyola.1994.
  • VILAS-BOAS, Magda. Atraindo Realizações. CD inspirado no filme: O Segredo. 2008.
  • VILAS-BOAS, Magda. Um Dedinho de Deus na Terra: Crônicas a Um Pai.Campinas/SP: Editora Komedi, 2009.


CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES
http://lattes.cnpq.br/7756770179048738

BIBLIOGRAFIA

  • TRAVAGLIA, L.C. Gramática e Interação. São Paulo: Editora Cortez, 2001.
  • KOCH, I. V. A Coesão Textual. São Paulo: Editora Contexto, 2002.
  • KOCH, I.V. e TRAVAGLIA, L. C.A Coerência Textual. São Paulo: Editora Contexto, 2002.
  • GRANATIC, B. Técnicas Básicas de Redação. São Paulo: Editora Scipione, 2002.
  • FIORIN, J. L. (org.). Introdução à Lingüística. São Paulo: Editora Contexto, 2003.
  • FARACO & MOURA. Gramática. São Paulo: Ática, 2001.
  • FARACO, C. A. e TEZZA, C. Prática de Texto para Estudantes Universitários. Petrópolis-RJ: Editora Vozes.
  • ANDRÉ, H. A .Curso de Redação. São Paulo: Editora Moderna, 2001.
  • INFANTE,U. Do Texto ao Texto. São Paulo: Editora Scipione, 1998.
  • PLATÃO e FIORIN. Lições de Texto: Leitura e Redação. Ed. Ática: São Paulo 2 ed. – 1997
  • CEREJA, W. R. e MAGALHÃES, T. C. Texto e Interação. São Paulo: Editora Atual, 2000.
  • FULGÊNCIA, L .e LIBERATO, Y. Como Facilitar a Leitura. São Paulo: Editora Contexto, 2003.
  • GERALDI, J. W. (org.). O Texto Na Sala de Aula. São Paulo: Editora Ática, 2002.
  • FIORIN, P. Para Entender o Texto. São Paulo: 2002.
  • INFANTE, U. Curso de Gramática Aplicada aos Textos. São Paulo: Editora Scipione, 2001.
  • NOGUEIRA, N. R. Pedagogia de Projetos. São Paulo: Editora Érica, 2002