“ Estudar sempre. Aprimorar-se. Superar-se e estar sempre pronto a aprender parecem ser sempre e agora, mais que nunca, as condições do trabalho do professor. “


JUSTIFICATIVA
Sabemos das grandes dificuldades encontradas no dia-a-dia escolar em trazer motivação aos alunos, em fazê-los se interessarem pelo conteúdo e em se disciplinarem para uma responsabilidade na aprendizagem. Sabemos também que as circunstâncias sociais, familiares, tecnologias fazem com que o aluno esteja disperso e desinteressado.


Este curso instiga o diálogo entre os professores, estimula a criatividade de ousar o novo, de incorporar o que dá prazer ao professor e ao aluno na sala de aula, oferecendo um suporte para as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar e, oferecendo também um novo modo de produção de conhecimento.

OBJETIVOS
O objetivo é criar situações de trabalho em que a prática escolar se apresente com possibilidade de construção de conhecimento e viabilidade de solução para os processos vivenciados pelo professor em sala de aula.


A finalidade maior deste curso é reacender nos participantes o prazer de ensinar, transformando este ensinar em alegria de conhecer.


CONTEÚDOS

  • Histórico da metodologia da Educação
  • Inovações Pedagógicas
  • Escola em favor da vida
  • O uso da fantasia X realidade em sala de aula (brincadeira e responsabilidade).
  • Atividade corporal: prazer de viver e aprender com a vida (inserção do aprendiz na realidade social, comunitária e familiar)
  • O uso do relaxamento em sala de aula como coadjuvante da disciplina.
  • Grupos áulicos: trabalho em equipe, criatividade e liderança;
  • Professor/aluno: crescimento em parceria – segredos do relacionamento;
  • Postura do professor (voz, movimentos, técnicas de apresentação e de busca de atenção da classe).
  • Uso das histórias, músicas, teatro, dinâmicas e outras técnicas.

PÚBLICO ALVO: Professores de todas as áreas e pessoas interessadas no assunto.

INVESTIMENTO: A negociar


RESULTADOS ESPERADOS

  • Professores mais dinâmicos e mais conhecedores da Didática da modernidade.
  • Alunos mais interessados na aprendizagem;
  • Alunos e professores mais relaxados e mais dispostos a fazer um trabalho prazeroso e consequentemente, conhecimento maior.

MATERIAIS

  • Textos (xérox) destinados aos professores cursistas, oferecidos pela docente.
  • Sulfite, canetas, lápis, borrachas, pincéis atômicos, cartolinas, papel pardo, fita crepe, revistas usadas.
  • Multimídia;
  • Local próprio para as capacitações;
  • Aquisição de material didático (um livro de autoria da facilitadora) para uso dos professores.



RESPONSÁVEL – Magda Vilas-Boas