Como a convivência e a comunicação são dados essenciais para todas as pessoas, principalmente para os profissionais, hoje vamos refletir um pouco sobre etiqueta e marketing pessoal, ferramentais fundamentais para se dar bem no mercado de trabalho.

Etiqueta nada mais é que conjunto de regras de trato entre as pessoas, provocando nas relações bom senso e bom gosto. E conhecer essas regras é importante para todas as pessoas, não são coisas de pessoas de uma ou outra classe social, é importante que se aprenda para fazer da etiqueta uma aliada sua.

A ascensão pessoal e profissional está proporcionalmente ligada ao cultivo dos bons modos de comportamentos finos e de bom gosto, e é o que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso. E para adquirir estes comportamentos, essencial se faz a autoconfiança, que traz a elegância. E elegância se vê na maneira de se vestir, na postura e apresentação pessoal, na forma de se comunicar, vocabulário utilizado, isto porque a gentileza, a calma e a alegria abrem portas para um mundo novo na sua vida. Num mundo em que as pessoas querem competir ego inflado e você surge com nova postura, faz a diferença e assim você pode conquistar o que quiser. Assim, saberá se comportar nas diversas situações em que a vida se insere, das mais complicadas às mais comuns do dia a dia pessoal e profissional. E lembre-se sempre de que gentileza gera gentileza, dizia o profeta. Sinceridade e atenção é regra de ouro para conseguir dos outros, respeito e confiança.

Nos nossos cursos de Etiqueta e Marketing Pessoal, nós mostramos aos participantes como se proteger das gafes, como cumprimentar, além da psicologia do marketing pessoal. Os participantes aprendem também etiqueta na comunicação, nas apresentações, ao telefone, uso do cartão de visitas, ao se vestir para diferentes ocasiões, nas mídias sociais. Desenvolvemos com os participantes, planilha de atitudes que poderão colaborar em jantares, recepções, entrevistas, reuniões de trabalho, montagem de currículos e outros.

Cada vez mais o mundo exige prudência, comportamentos adequados, isto porque é sempre a primeira impressão que fica. Você agrada ou não agrada. E a leitura que o outro faz de você é determinante para ele em negociar com você, em oferecer-lhe uma oportunidade de trabalho. Saiba que todas as pessoas gostam de ser tratadas com gentileza, com alegria e com honestidade. Se você oferecer esses comportamentos, você conquista a pessoa.

Magda Vilas-Boas

Foto: Projeto Cidades da Solda - Oficina de Qualidade de Vida