Engasgante,
Sofrida,
Amante!
A palavra engasgada
Na garganta sufocante,
Quer sair, está pronta...
Meio tonta,
Mas entalada
Na essência do Ser.
É isso!!!
Ser!!!
Escrever é ser
É viver.
É vencer a palavra
É buscar a vida
E é também morrer...
EMENTA
A Língua, mais que liberdade, necessita de sabor e é a Literatura que cumpre o papel de alimentar a linguagem. E "na ordem do saber, para que as coisas se tornem o que são, o que foram, é necessário esse ingrediente, o sal das palavras. É esse gosto das palavras que faz o saber profundo, fecundo". (Barthes, 2000, p.21). Barthes atenta para a liberdade de criação de quem escreve, compara a língua ao teatro (2000 p. 28), mais especificamente ao drama (do grego que significa ato, ação).
Portanto, não se pode negar que "a língua, na sua modalidade literária, fecunda neologismos, signos, símbolos; mistura prosa e poesia para parir idéias de forma autêntica, seduzindo e dando prazer não só a quem escreve como a quem lê" (Cíntia Barreto).
Escrever consiste, em escrever contra, sobre, a favor, ou, mais simplesmente, a partir de outros textos. Não há escrita sem polêmica, retomada, citação, alusão, etc. Ninguém escreve a partir do nada, ou a partir de si mesmo (UNICAMP, 2001).
O melhor estímulo para a reflexão é a leitura. E reflexão é ingrediente primordial para escrever. É o processo intrigante: ler o que os outros já escreveram a partir de outras leituras e assim, indefinidamente, pois "a escrita está impregnada de outras escritas, ou seja, a leitura é dialogo direto ou indireto com outras leituras. A leitura é um diálogo velado com o outro".(Cíntia Barreto,) A leitura deve ser útil, deve aproximar aquele que lê daquele que escreve e deve propiciar, antes de qualquer coisa, a reflexão. Portanto, há de se reforçar o que Othon Moacyr Garcia disse: "aprender a escrever é aprender a pensar".
A oficina será um momento de reflexão sobre o autor, o ato de criar, de produzir fantasia, de encantar com o elemento mágico da escrita. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o processo de criação por que passa o escritor e entrar em contato com a personalidade de quem escreve através da leitura. Além de perceber a forma como o escritor concebe o mundo que o cerca e sobre ele age.
OBJETIVOS
Levar professores, pesquisadores da Literatura Infantil, contadores de Histórias e autores a penetrar no mundo íntimo do escritor e da escrita, da criação, pois todos têm muitos livros dentro de si. Compreender o processo de escrever, seus estágios e habilidades. Apresentar estratégias e oportunidades de tempo e de espaço onde os participantes possam se reunir e criar dinâmicas para o fortalecimento das relações sócio -afetivas e de dimensão íntima na construção da história deles e dos seus alunos.
CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS
A oficina será realizada utilizando-se de variadas estratégias, como: dinâmicas grupais, técnicas lúdicas, exercícios de Biodança e de Programação Neurolinguística, como também exercícios de leitura e criação, oral e escrita.
PUBILCO ALVO
Professores de Literatura, contadores de histórias, autores e pesquisadores da Literatura infantil, agentes de leitura, artistas e público adulto em geral.
CARGA HORÁRIA: 16 horas.
DOCENTE MAGDA LUCIA VILAS-BOAS
Formada em Letras pela Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino de Uberaba/MG. Pós-graduada em Psicologia Organizacional pela UNIFRAN - Franca/SP. Curso de Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo/SP. Curso de Coaching Express Condor Blanco pela AIPC - Associação Internacional dos Profissionais de Coaching. Mestranda em Pedagogia Empresarial pela Winsconsin International University/USA.
HABILIDADES PARA FORMAÇÃO
EXPERIÊNCIA
AUTORA DE VÁRIAS OBRAS
CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES
http://lattes.cnpq.br/7756770179048738
BIBLIOGRAFIA