EMENTA
É de conhecimento geral a premente necessidade de se adquirir consciência de valores fundamentais para a vida harmoniosa com as pessoas, com a Natureza e com as situações. Importância essa que se fundamenta no aprendizado de um novo modo de vida, com equilíbrio, foco, respeito e discernimento.


No intuito de trabalhar a interdisciplinaridade, citada na nova lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a Transdisciplinaridade, que propõem uma Educação calcada na cidadania, no conhecimento e vivência em temas transversais: o compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Por isso a necessidade de trabalhar meio ambiente, sexualidade, cidadania, pluralidade cultural, saúde, questões estas importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana do nosso aluno, trazendo assim, a prática do autoconhecimento, do respeito pelo outro, da transposição para a vida pessoal de valores morais, equilíbrio emocional, responsabilidade pela melhoria na qualidade de vida no planeta, relacionamento harmonioso com o espaço onde vive e com as pessoas com quem convive.


Este projeto, portanto tem o objetivo de levar aos aprendizes de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio valores humanos e conhecimento sistêmico da vida. E para isso, apresentamos o presente projeto.


DESENVOLVIMENTO
O projeto compreende quatro estórias.

  • Ensino Infantil
  • Ensino Fundamental – primeira fase.
  • Ensino Fundamental – segunda fase.
  • Ensino Médio.


Todas as estórias terão o mesmo objetivo, apresentarão valores, em diferentes circunstâncias e adequados à faixa etária e ao nível de ensino. Serão acompanhadas de manual de orientação e sugestões (quanto à aplicação em termos de desenvolvimento de valores humanos e aplicação da interdisciplinaridade) de utilização das histórias para que os professores sejam facilitados ao utilizar o material.


Será formatado também um trabalho para pais, professores e profissionais da Educação, no sentido de conhecimento de todo o conteúdo trabalhado com os aprendizes, uma vez que se trata de reflexão e mudança de comportamento. Desta forma toda a comunidade escolar será beneficiada no aprendizado de busca de um estilo de vida mais saudável e harmonioso, pois todo adulto é um educador.


Apresentamos, como primeiro passo, uma história, própria para o final da primeira fase do Ensino Fundamental ou início da segunda fase (de 3ª série a 6ª série), o presente projeto e um manual de sugestões para o trabalho com a estória.