EMENTA

Curso que prioriza a educação em valores humanos. O autoconhecimento e a vivência dos valores são preponderantes; professores, pais, alunos e escolas assumem o modelo da sociedade do futuro, já.O progresso de uma nação só acontece quando o sistema educacional integra a sabedoria de vida e o conhecimento intelectual, revelando o papel do homem na sociedade a valorização da vida.


JUSTIFICATIVA

Vivemos um momento histórico em que o ser humano está sedento de conhecimento, sedento também de fé e de experiências de realização. E para pôr em prática uma mudança do comportamento social faz necessária a compreensão do homem, do mundo, das ciências exatas e humanas não só por via do intelecto mas por uma transformação interior que atinja o âmago do ser e se manifeste conscientemente por suas ações. E sabemos que a Educação tem um papel fundamental, que pode trazer uma nova compreensão da existência, de acordo com a idéias de Marilu Martineli..


OBJETIVOS

Este curso tem o objetivo de colaborar com professores, profissionais da Educação no sentido de transformá-los em verdadeiras sementes de valores para assim, influenciarem em seus alunos e em todo ambiente onde estiver atuando.
Tem o objetivo de apoiar e sustentar uma motivação, a fim de que o projeto de Valores humanos seja implementado na Educação.
Oferecer uma visão geral dos princípios e uma clara compreensão dos Valores Humanos que o professor poderá utilizar nas situações, no ambiente escolar.


TEMAS

  • Conhecimento e Consciência: O despertar de uma Nova Era
  • O que são valores humanos. Valores Humanos, filosofia da Vida.
  • Os valores humanos e aspectos da Personalidade
  • Valores Humanos relativos à Verdade
  • Valores Humanos relativos à Ação Correta – Visão de Cidadania
  • Valores Humanos relativos à Paz
  • Valores Humanos relativos ao Amor
  • Valores Humanos relativos à Não-violência
  • Como transmitir os valores Humanos
  • A família e a Educação em valores humanos
  • A metodologia do Programa de Educação em Valores Humanos
  • Técnicas de aplicação do Programa de Valores Humanos dentro e fora da sala de aula.
  • O fator humano na Educação em Valores Humanos
  • Educação para a Excelência
  • O desenvolvimento das faculdades intelectuais e intuitivas
  • Criatividade e Novas Metodologias dentro de Valores Humanos
  • Disciplina na Escola: autonomia e Limites X Valores Humanos
  • Ética e Valores Humanos ( Ou arte da Convivência)
  • Valores Humanos, Cidadania e meio ambiente
  • Valores Humanos, Saúde e Qualidade de Vida
  • Valores Humanos e Sexualidade em Educação
  • Valores Humanos e Formas de Comunicação
  • Valores Humanos e o Facilitador Holocentrado
  • Valores Humanos e Inteligência Emocional
  • Valores Humanos e Parâmetros Curriculares Nacionais
  • Valores Humanos e a Nova Lei de Diretrizes e Bases
  • Valores Humanos e Temas Transversais
  • Valores Humanos e o Projeto Gentileza
  • Valores Humanos e a Histórias Infantis, Televisão, cinema, etc.

CARGA HORÁRIA: 80 horas