Homens e mulheres, muitas vezes querem um corte diferente de cabelo, e não consegue distinguir o que fica melhor, que dá um aspecto de mais leveza ou que combina com seu rosto. E, sabemos que muitos cabeleireiros não têm a preparação e o conhecimento para colaborar com o cliente do salão.

As pessoas chegam ao salão de cabeleireiros e querem um corte igual ao da atriz da novela e, depois de feito o corte, ela percebe que não tem o mesmo resultado. Isto é porque o formato do rosto, a estrutura óssea e o estilo da pessoa não condizem com o corte. Para cada estilo de pessoa há um corte que se adéqua mais, que lhe dá mais personalidade, que tem mais a ver com seu jeito de ser, de agir, de viver. Um corte pode deixá-la ou deixá-lo mais velho, mais jovem, mais alegre, mais rígido, mais despojado, depende muito.

Pensando nessas situações é que o Visagismo foi pensado e criado, a partir de observações e experiências. Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal com personalidade, de acordo com as características físicas, estilo pessoal. O profissional utiliza os princípios da linguagem visual, como a harmonia e a estética, a maquiagem, a coloração, o penteado, o corte e muitos outros recursos técnicos e estéticos. Assim, constrói uma imagem que seja a percepção da identidade da pessoa. O Visagismo enriquece a imagem da pessoa, coloca-a em sintonia com seu modo de vida e lhe dá formas de expressão que valorize sua pessoa e sua profissão. Provoca mais naturalidade e aceitação nos ambientes por onde passa.

Observe, se seu rosto é oval, vários cortes ficam bem em você. Você pode usar franja. Cortes mais desfiados lhe dão mais charme. Evite cortes retos. Se for redondo, não abuse do volume, desfiar as laterais vai alongar um pouco mais seu rosto. Cabelos mais compridos também ajudarão. Não use rabo de cavalo, que farão você ficar mais arredondada. Rosto mais quadrado, use cortes variados, o mais curto e o Chanel são boas opções. Cortes longos também ficam bem, mas evite a franja. Se o seu rosto for mais triangular, faça cortes desconectados, sendo longo, médio ou curto, use fios assimétricos equilibram o formato do seu rosto, independentemente de o cabelo ser crespo, cacheado ou liso. As franjas podem ser usadas de qualquer forma.

Dessa forma, você vai expressando melhor sua personalidade que transmite para os clientes, a idéia de legitimidade, força interior, decisão, foco, claro que com comportamentos concernentes à sua expressão. Isto porque o momento atual clama por integridade, inteireza, ética e singularidade. Ser verdadeiro é o que conta em toda e qualquer relação, seja familiar, social e de trabalho.

Magda Vilas-Boas